Noutro dia estava eu tentando ler a Constituição Federal comentada. Por ter o hábito da leitura e uma boa educação, sempre fui confiante em termos de gramática, vocabulário, etc.. mas eis que não acabei nem o primeiro artigo e não sabia o que significavam as palavras:

Tácito

tácito (sendo a 3a. definição a mais própria em termos jurídicos)
adjetivo
  1. 1.
    não formalmente expresso.
    • não traduzido por palavras; silencioso, calado.
      “os amores t. das estátuas de mármore”
    • que não é preciso dizer por estar implícito ou subentendido.
      “acordo t.”
  2. 2.
    p.us. onde não há som, ruído, rumor; sossegado, tranquilo.
    “a t. noite de seus sonhos”
  3. que não se revela; recôndito, secreto, oculto.

Acho q a fonte aqui é o Google mesmo.. qdo vc busca por “Tácito Significado”aparece logo no primeiro resultado (como do google translate)


Sufrágio censitário

Sufrágio censitário é a concessão do direito do voto apenas àqueles cidadãos que atendam a certos critérios econômicos.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sufrágio_censitário


Hermenêutica

Hermenêutica é uma palavra com origem grega e significa a arte ou técnica de interpretar e explicar um texto ou discurso.

O seu sentido original estava relacionado com a Bíblia, sendo que neste caso consistia na compreensão das Escrituras, para compreender o sentido das palavras de Deus. Hermenêutica também está presente na filosofia e na área jurídica, cada uma com seu significado.

Segundo a filosofia, a hermenêutica aborda duas vertentes: a epistemológica, com a interpretação de textos e a ontológica, que remete para a interpretação de uma realidade.

Etimologicamente, a palavra está relacionada com o deus grego Hermes, que era um dos deuses da oratória.

Hermenêutica Jurídica

Na área jurídica, hermenêutica é a ciência que criou as regras e métodos para interpretação das normas jurídicas, fazendo com que elas sejam conhecidas com seu sentido exato e esperadas pelos órgãos que a criaram.

Toda norma jurídica deve ser aplicada em razão do todo do sistema jurídico vigente, e não depende da interpretação de cada um, ela deve estar vinculada aos mandamentos legais de uma sociedade.

Fonte: https://www.significados.com.br/hermeneutica/


Axiológico

Axiológico é tudo aquilo que se refere a um conceito de valor ou que constitui uma axiologia, isto é, os valores predominantes em uma determinada sociedade.

O aspecto axiológico ou a dimensão axiológica de determinado assunto implica a noção de escolha do ser humano pelos valores morais, éticos, estéticos e espirituais.

A axiologia é a teoria filosófica responsável por investigar esses valores, concentrando-se particularmente nos valores morais. Etimologicamente, a palavra “axiologia” significa “teoria do valor”, sendo formada a partir dos termos gregos “axios” (valor) + “logos” (estudo, teoria).

Neste contexto, o valor, ou aquilo que é valorizado pelas pessoas, é uma escolha individual, subjetiva e produto da cultura onde o indivíduo está inserido.

De acordo com o filósofo alemão Max Scheler, os valores morais obedecem a uma hierarquia, surgindo em primeiro plano os valores positivos relacionados com o que é bom, depois ao que é nobre, depois ao que é belo, e assim por diante.

A ética e a estética estão vinculadas de forma intrínseca aos valores desenvolvidos pelo ser humano. A ética é um ramo da filosofia que investiga os princípios morais (bom/mau, certo/errado etc.) na conduta individual e social. A estética estuda os conceitos relacionados à beleza e harmonia das coisas.

Fonte: https://www.significados.com.br/axiologico/


Por essa breve experiência já vi que um mundo de palavras novas virão. Compartilharei aqui sempre que der.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here